No ambiente de trabalho, existe um ramo da ciência que se dedica ao indivíduo e à sua equipe: a psicologia ocupacional. Essa área tem o objetivo de analisar as relações que os colaboradores estabelecem em suas rotinas de trabalho, focando especialmente na saúde mental e no bem-estar.
Na CTMEDh, reconhecemos a importância desse campo e trabalhamos para identificar possíveis vulnerabilidades na saúde mental dos colaboradores, oferecendo medidas para melhorar seu bem-estar e o clima organizacional. Além disso, também propomos soluções para a empresa como um todo.
O Que é Psicologia Ocupacional?
A psicologia ocupacional é uma área que avalia o comportamento dos colaboradores e sua relação com os diversos elementos do ambiente de trabalho. Por meio dessa abordagem, o psicólogo ocupacional busca compreender as interações pessoais e as reações dos indivíduos, a fim de propor medidas individuais e coletivas para o cuidado da saúde mental.
Ao adotar uma abordagem preventiva, essa ciência busca identificar fatores de risco para a saúde mental dos trabalhadores. Dessa forma, ela se torna uma ferramenta poderosa para aprimorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Algumas das principais ações realizadas pelos psicólogos ocupacionais incluem:
Relacionar o perfil do cargo com o perfil do colaborador;
Identificar aspectos que representam risco para a saúde mental;
Analisar o comportamento dos funcionários individualmente e em grupo;
Mediar situações de conflito;
Recomendar soluções de melhoria com base nas conclusões obtidas;
Participar e contribuir para o recrutamento, seleção e treinamento de novos colaboradores;
Promover dinâmicas de grupo e outras atividades motivacionais;
Oferecer orientação para a melhoria das relações entre liderança e equipe.
A Importância da Psicologia Ocupacional na Empresa
A importância da psicologia ocupacional se baseia no cuidado preventivo e no tratamento da saúde mental. Uma equipe com boa saúde mental afeta diretamente a empresa, proporcionando resultados significativos, tais como:
Redução do absenteísmo: a diminuição das ausências decorrentes de estresse, síndrome de burnout, depressão e outros transtornos é significativa;
Redução do presenteísmo: a incidência de colaboradores que estão fisicamente presentes, mas com desempenho prejudicado, é reduzida;
Aumento do engajamento: a percepção de cuidado por parte da empresa é um fator motivador para o engajamento dos funcionários;
Melhoria do desempenho individual: colaboradores equilibrados e motivados apresentam um desempenho muito melhor;
Aumento da produtividade da empresa: quando a saúde mental dos colaboradores é avaliada e tratada de maneira adequada, a produtividade da empresa como um todo melhora.
Medidas Adotadas pela Psicologia Ocupacional nas Empresas
Por meio da observação e avaliação do comportamento, os psicólogos ocupacionais podem identificar desequilíbrios, situações de estresse, conflitos e outros problemas. A partir dessas identificações, eles podem adotar técnicas que promovam o bem-estar no ambiente de trabalho e melhorem a qualidade de vida dos colaboradores.
Dentre as iniciativas que podem ser consideradas, destacam-se:
Levantamento e avaliação do clima organizacional;
Aplicação de testes comportamentais com os colaboradores;
Auxílio no planejamento de programas de qualidade de vida na empresa;
Análise de cargos e tarefas por competência;
Treinamento dos colaboradores.
As ações da psicologia ocupacional e os resultados obtidos produzem mudanças positivas internamente e melhoram a imagem da organização. Além disso, a psicologia ocupacional pode ser um instrumento de retenção de talentos e atração de novos colaboradores.
Na CTMEDh, reconhecemos a importância estratégica da psicologia ocupacional para a empresa e para os colaboradores. Por isso, recomendamos a implementação dessa prática, contando sempre com profissionais experientes na área, para obter os melhores resultados.
Este artigo foi escrito pela equipe da CTMEDh, especializada em segurança e saúde ocupacional.
Aproveite para fazer o download da nossa "Calculadora de Riscos Ocupacionais" em nosso site www.ctmedh.com.br. Ela é uma ferramenta útil para avaliar os riscos ocupacionais e promover um ambiente de trabalho seguro e saudável.
Comments